galeria do C-46
Ficha Técnica
Fabricante | Curtiss Airplane |
Modelo | C-46 Commando |
Ano Entrada Serviço | 1942 |
Produzidos | mais de 3.000 |
Motor | Dois Pratt & Whitney R-2800-51 radiais a pistão de 2.000 hp cada. |
Envergadura | 32,92 m |
Comprimento | 23,29 m |
Altura | 6,63 m |
Área da Asa | n/d |
Peso Vazio | 11.197 kg |
Peso Máximo | 16.796 kg |
Tripulação | 3 |
Armamento | Nenhum |
Velocidade Máxima | 435 km/h |
Velocidade Cruzeiro | 278 km/h |
Teto | 7.468 m |
Alcance | 5.069 km |
História
O C-46 foi desenvolvido a partir do novo e não testado projeto de aeronave comercial, o CW-20, que fez seu primeiro vôo em março de 1940. As entregas dos C-46 para a AAF (Army Air Force - Força Aérea do Exército) começaram em julho de 1942 para o Comando de Transporte Aéreo e o Comando de Transporte de Tropas. Durante a Segunda Guerra, a AAF recebeu 3.144 C-46 para transporte de carga e pessoal e para rebocar planadores. Deste total, 1.410 eram C-46D. O C-46 ganhou sua grande fama durante a Segunda Guerra transportado materiais de guerra sobre a "corcova" da Índia para a China, depois que os Japoneses fecharam a Estrada de Burma. Os vôos dos C-46 na traiçoeira rota sobre o Himalaia começaram em maio de 1943. O Commando carregou mais carga que o famoso C-47 e teve melhor desempenho nas maiores altitudes, mas sob estas difíceis condições de vôo, os C-46 necessitavam de uma grande manutenção e tinham uma alta taxa de perda. Na Europa, os C-46 lançaram paraquedistas durante a passagem aérea do Rio Reno próximo a Wesel em março de 1945. Os C-46 estiveram em serviço ainda durante a Guerra da Coréia (1950 - 1953).
fonte: The Boeing Company