Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Roberto Tormim Costa

Roberto Tormim Costa
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Tormim
Patente/Registro Aspirante Aviador da Reserva Convocado / BO-21
Nascimento 07/06/1924, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento 29/04/1946, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções Em 21 Mai 45, promovido a 2º Tenente
Condecorações Cruz de Aviação Fita A com uma estrela, Cruz de Aviação Fita B com duas palmas, Campanha da Itália, Distinguished Flying Cross (EUA), Air Medal (EUA) e Presidential Unit Citation (EUA).
Treinamento Em 25 Dez 44, apresentou-se em Pisa, vindo diretamente da escola de Pilotagem dos Estados Unidos.
Família N/D

História

Ao regressar ao Brasil, foi servir na Base Aérea de Santa Cruz como Instrutor para Pilotos de Caça. Um dia como Comandante de Esquadrilha e ao realizar manobras acrobáticas com sua Esquadrilha, desdobrada em cobrinha, ao passar por um topo de um looping, seu Nº 02 engavetou seu avião no dele. Aquele abraço das máquinas ceifou a vida do jovem piloto.

Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo completado 65 missões de guerra.

Sua primeira missão foi em 04 JAN 45 e sua última em 02 MAI 45 (última missão do Grupo de Caça nos céus da Itália).

Era um garoto de 18 anos. Certa vez, em Pisa, apareceu um par de Mustangs P-51, sobrevoando a Base, em acintoso desafio aos P-47, do 350th Fighter Group. Alguns Americanos decolaram para enfrentá-los num combate aéreo simulado. Voando a baixa altura, bem ao gosto dos P-51. Seus pilotos tinham consciência dessa vantagem. Após "Abaterem" um a um os P-47 Americanos, Tormim decolou para um vôo local de experiência. Os Mustangs, partiram para atacá-lo. O garoto manobrou rápido, evitando a 1ª simulada "rajada das metralhadoras do inimigo". Fechou a curva no limite máximo que o P-47 podia dar e encaudou, o Nº 02 daqueles elementos abusados. Passou por ele como se o tivesse abatido e encaudou o líder. O combate foi renhido e feroz. Cada um dos pilotos dava o que tinha em habilidade. Dois pilotos de caças brincando, dando um show para a Base, para Pisa inteira.

O ronco dos motores despertou os pilotos que estavam no chão. Não houve um que não estivessem vidrado naquela cena maravilhosa. E Tormim venceu. Quando os "Inimigos"; pousaram, vieram à sala de operações do 1º Grupo de Caça conhecer aquele valente opositor. Minutos depois, outros companheiros do 350th também compareceram. Foi uma alegria naquele encontro. Os mais entusiasmados eram os pilotos dos Mustangs. Ambos serviam em Foggia e eram veteranos de batalhas aéreas sobre Nuremberg, Stuttgart e Munique, em missões de escoltas às Fortalezas Voadoras. Ficaram admirados com a combatividade e habilidade de Tormim.