Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Marcílio Gibson Jacques

Marcílio Gibson Jacques
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Gibson
Patente/Registro Capitão / BO-314
Nascimento 20/11/1911, Recife (PE) - Brasil
Falecimento 01/01/2004, Belém (PA) - Brasil
Função Comandante do Escalão Terrestre
Promoções Em 14 Jan 45, promovido a Major
Condecorações Cruz de Aviação Fita B, Ordem do Mérito Aeronáutico, Campanha da Itália e Presidential Unit Citation (EUA)
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Filho de Eugênio Mendes Jacques e Julieta Xavier Gibson. Teve 6 irmãos: Pedro, Julieta, Lélia, Eugênio (também integrante do 1º Grupo de Caça), Helena e Zenaide. Casou-se com a Sra. Helena Gentil com quem teve uma filha chamada Monica, que lhe deu uma neta. Após separar-se casou com a Sra. Albanita e teve quatro filhos: Alexandre, Bruno, Rosana (já falecida) e Adriana.

História

Ao regressar ao Brasil, foi ser Comandante do 3º Grupo de Bombardeio Médio na Base Aérea do Galeão. Pouco tempo depois, quando a convulsão política derrubou o Presidente Getúlio Vargas, Major Gibson pediu baixa da FAB no Posto de Tenente Coronel. Ao deixar a FAB, ingressou na Aviação Civil como Piloto na CIA Cruzeiro do Sul S/A tendo chegado ao Posto de Comandante. Deixou a CIA Cruzeiro do Sul, e adquiriu a então CIA Loyde Aéreo. Em pouco tempo recuperou essa empresa e mais tarde, a vendeu para a CIA Viação Aérea São Paulo (VASP). Mudou-se para a cidade de Belém no estado do Pará, e ali organizou a CIA Transportes Aéreos Bacia Amazônica. A idade o obrigou a se aposentar.

Em 13 Abr 45, regressou ao Brasil. No início o Capitão Gibson, foi escolhido para ser Comandante de Esquadrilha, porém, no treinamento em Aguadulce, Panamá, foi excluído pelos instrutores Americanos. Não obstante, permaneceu como Comandante do Escalão Terrestre, revelando ser um excelente e equilibrado Comandante da Tropa. Na Itália, ele teve oportunidade de realizar 02 missões de guerra, aonde por si mesmo, percebeu que seus instrutores Americanos estavam certos. Posteriormente, no Brasil revelou-se um excelente Comandante de Bombardeio Leve, assim também como Comandante na Aviação Comercial. Foi fundador da empresa Loyde Aereo Brasileiro. Depois da venda da Loyde Aereo, por motivos politicos, ele comprou a fazenda Trimonte em Barra de São João no Estado do Rio de Janeiro proximo a Buzios. Em Belem comprou a empresa TABA (Transportes Aereos da Bacia Amazonica) e por motivo de idade nao pode continuar com a expansao da mesma.