galeria do V-65B/66B
Ficha Técnica
Fabricante | Chance Vought Corp. |
Modelo | Corsair V-65B (convencional) / 66B (hidroavião) |
Ano Entrada Serviço | 1933 |
Produzidos | 37 V-65B e 8 V-66B - Todos para as Forças Armadas Brasileiras |
Motor | Um Pratt & Whitney R-1890C "Hornet" radial à pistão refrigerado a ar de 600 hp |
Envergadura | 11,23 m |
Comprimento | 7,98 m |
Altura | 3,25 m |
Área da Asa | n/d |
Peso Vazio | n/d |
Peso Máximo | 1.987 kg (V-65B) / 2.050 kg (V-66B) |
Tripulação | 2 |
Armamento | Duas metralhadoras Browning (V-65B) Uma metralhadora Colt .30 fixa na parte frontal da asa superior, uma metralhadora Colt .30 móvel na parte traseira da cabine e mais previsão para bombas em cabides sob as asas (V-66B) |
Velocidade Máxima | 274 km/h (V-65B) / 262 km/h (V-66B) |
Velocidade Cruzeiro | n/d |
Teto | 6.096 m (V-65B) / 5.944 m (V-66B) |
Alcance | 982 km |
História
O modelos V-65B e e V-66B Corsair originaram-se do O3U, a primeira aeronave produzida pela Vought Aircraft a ser testada em tamanho real num túnel de vento. O O3U foi a matriz para uma série de aviões além dos já mencionados V-65/66B. Todos designados como Corsair. Os V-65 (B/C/C1 e F) eram praticamente iguais aos SU-2, sendo que trinta e sete foram construídos e exportados para o Brasil na variante "B" no ano de 1933. Ainda no mesmo ano, outros quarenta e dois na variante "C" foram vendidos à China. Entre 1933 e 1934 foram produzidos os modelos "C1" e "F". Dentre os "C1" produzidos, onze eram com trem de pouso e outros quatro equipados com flutuadores. Todos eles foram exportados para China e Argentina.
Logo após a Força Aérea Brasileira ter encomendado os V-65B, a Marinha fez uma outro pedido de oito unidades, todas equipadas com flutuadores que receberam a designação de V-66 uma vez que eram atualizações do V-65. A partir de então, todo o Corsair SU e O3U para exportação passou a ser chamado de V-66.
fonte: Vought Heritage